Aprendizagem personalizada: você como protagonista da sua carreira

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email

Em um mundo em que a profusão de informações – e, portanto, de possibilidades – não para de crescer, novas formas de aprender têm se tornado cada vez mais relevantes. O conceito onlearning contempla a aprendizagem personalizada, customizada e adaptativa, e vem se consolidando, principalmente no universo corporativo. “Os costumes mudaram e o modo de aprender também. No contexto atual não cabe mais abraçar a ideia padronizada de que todas as pessoas são iguais e contam com o mesmo tempo e os mesmos recursos para aprender. Da mesma forma, independentemente da área que ocupa ou do cargo que exerce, cada um precisa se aprimorar e se tornar protagonista da própria carreira para, então, alcançar oportunidades na empresa”, afirma Andrea Deis, mestre em Administração do Desenvolvimento de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e gestora empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Neste artigo, vamos mostrar por que o onlearning tem tudo a ver com o seu desenvolvimento individual e profissional, e seus principais benefícios. Depois dessa leitura, certamente você vai sentir motivação para investir no seu aprendizado e, assim, impulsionar a sua carreira!

Lifelong learning

O onlearning maximiza a noção de lifelong learning, que é o aprendizado constante ao longo da vida. “Os cursos que seguem o formato onlearning podem fazer toda a diferença na sua trajetória, pois vão além de livros e universidades. Você se abre para catalisar aprendizado em tudo que vivencia”, comenta Cláudia Danienne Marchi, que soma uma experiência de mais de 20 anos como executiva de Recursos Humanos e hoje atua como chairperson do Comitê de Pessoas da Amcham BR, no Rio de Janeiro (RJ). A especialista também é sócia-fundadora da empresa de consultoria Degoothi Consulting. Ela explica que a experiência vivenciada é o grande diferencial que pode ser potencializado através de novos conhecimentos – sejam eles habilidades, comportamentos, competências técnicas, metodologias etc.

Capacitação em múltiplas habilidades

Os cursos sob o conceito onlearning têm rápida duração e apresentam conteúdos que podem ser acessados em vários dispositivos (iPad, smartphone, computador etc.) Essa combinação permite não só aprender conforme a própria conveniência, no melhor horário conforme a rotina do aluno, como se dedicar a mais de um curso simultaneamente, o que resulta na capacitação em múltiplas habilidades.

Feedback em tempo real

A noção de evolução da aprendizagem se torna visível ao usuário das plataformas onlearning. É possível acompanhar as etapas e compreender exatamente quais habilidades estão sendo desenvolvidas e reforçadas. Além disso, o cumprimento de cada fase permite colocar em prática o conhecimento adquirido – em projetos, por exemplo. O retorno sobre o investimento é imediato e crescente: à medida que você adquire habilidades, crescem as oportunidades de se desenvolver dentro da sua área se atuação e de se interessar por outros temas e assuntos também.

Construção de trilhas personalizadas

As chamadas trilhas do conhecimento consistem em conjuntos de atividades e tarefas com o objetivo de trabalhar uma competência ou habilidade específica. Em geral, elas são agrupadas em módulos que representam um conjunto mais amplo, mas com alguma coesão. “O onlearning proporciona liberdade e dinamismo para customizar sua trilha de acordo com as suas expectativas, o que permite uma formação de acordo com aquilo que você busca ou precisa”, comenta Cláudia. As trilhas ainda geram uma ideia de controle e protagonismo.

Potencialização do aprendizado

Para Andrea Deis, os microaprendizados geram independência e autonomia para conduzir a própria carreira conforme um planejamento específico. “Eles potencializam o repertório não só para novas ideias e formas de pensar, como também ajudam a mudar a atitude perante o trabalho”. A interatividade exigida – por meio de redes sociais, inteligência artificial, diferentes dispositivos, entre outros exemplos – facilita o processo de aprendizagem de acordo com as novas habilidades valorizadas atualmente. Uma delas é a metacognição, que é a capacidade de o indivíduo de monitorar e autorregular os próprios processos cognitivos. Na prática, significa que, quanto mais alguém aprende, mais fácil e produtiva a aprendizagem se torna.

Agora que você já conheceu as vantagens da aprendizagem onlearning para a sua jornada profissional, pense em quais assuntos gostaria de se aprofundar e que fariam toda a diferença no seu currículo. Nossas plataformas LIT e EAD Seguros oferecem uma gama bem variada de cursos para incrementar a sua carreira. Aproveite a oportunidade!